top of page
Diário do evento
15 de outubro de 2015

 

A 1ª Semana Metalmat e Painel PEMM 2015 foi oficialmente aberta pelo coordenador do DMM/PEMM Prof. Achilles Dutra às 9 horas do dia 28 de setembro. Em seguida teve início a palestra do Dr. Angelo Padilha da CNEN, que já com a sala plenamente ocupada, apresentou as características, conquistas e desafios do Programa Nuclear Brasileiro. A discussão continuou durante o coffee-break e sessão de pôsteres. A programação aberta do dia encerrou-se com a primeira sessão técnica na qual cinco alunos fizeram apresentações orais de seus trabalhos.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

À tarde deu-se início aos mini-cursos comandados por integrantes do corpo docente e colaboradores do DMM/PEMM como Automação: Soluções para pesquisas da engenharia metalúrgica e de materiais, Introdução ao Matlab, Biomateriais e também pelo engenheiro da Tenaris, empresa apoiadora do evento, com o curso Propriedades mecânicas de aços microligados produzidos por laminação controlada seguida de resfriamento acelerado para tubos api/dnv usados no projeto pré-sal.

A manhã do dia seguinte foi marcada pela apresentação dos senhores Klaus Bailer (ThyssenKrupp Steel Europe) e Valdir Pinheiro (ThyssenKrupp CSA), discutindo a questão dos recursos humanos no mercado de trabalho europeu e também na América Latina. À tarde foi a vez de mais quatro mini-cursos sendo eles Espumas metálicas, Método dos Elementos Discretos, Monitoramento e coleta de dados com interesse em Metalurgia e Materiais utilizando o Arduino oferecido por docentes e colaboradores do DMM/PEMM e Multicultural aspects into industrial enterprises oferecido por Eliezer Dias (TKSE) e Denise Vaz (TKCSA).

O terceiro dia de evento foi marcado por mais duas palestras, pela manhã, o Professor André Costa e Silva, atualmente na UFF, apresentou a importância da supervisão técnica independente no Programa Nuclear Brasileiro e enquanto a tarde, o engenheiro Marko Cromwell, ex-aluno do departamento, falou sobre as oportunidades e perspectivas na indústria mineral para engenheiros metalúrgicos e de materiais. Ambas as sessões foram marcadas por um ótimo público, com mais de 90 pessoas na plateia. A programação do dia também contou com três sessões técnicas orais e duas de pôsteres, totalizando 12 apresentações orais e 16 pôsteres.

O quarto e último dia de atividades internas contou com duas palestras, iniciando-se pela palestra do Prof. Fernando Rizzo do INT que apresentou os desafios globais em inovação em Ciência dos Materiais e à tarde, encerrando o evento, Rafael Levi, engenheiro de materiais formado pelo departamento e atualmente na Embraer, abordou o papel do engenheiro de materiais na indústria aeronáutica.

Ao final do evento, foram revelados os alunos premiados como melhor trabalho em cada uma das três categorias (graduação, mestrado e doutorado) e por tipo de apresentação, oral ou pôster. Para concorrer ao prêmio, um dos critérios era indicação dupla por parte dos membros da comissão avaliadora, indicando a alta qualidade dos trabalhos.  O comitê organizador da 1ª Semana Metalmat e Painel PEMM 2015 parabeniza os premiados.

Os alunos premiados foram:

 

Categoria: Pôster – Graduação
Aluno: Marcus Azevedo Silva
Título do trabalho: Consolidação de pós de Titânio via Extrusão Angular em Canal

Orientação: Prof. Luis Carlos Pereira e Prof. Juan Carlos Garcia de Blas

 

Categoria: Pôster – Mestrado
Aluno: Victor Alfonso Rodriguez
Título do trabalho: Validação de Modelo Mecanicista UFRJ na Moagem de Bolas

Orientação: Prof. Rodrigo Carvalho e Prof. Luís Marcelo Tavares

 

Categoria: Pôster – Doutorado
Aluno: Felipe Sampaio Alencastro
Título do trabalho: Filmes finos baseados em Ti-Al-O depositados por magnetron sputtering para utilização em coletores solares fototérmicos

Orientação: Prof.ª Renata A. Simão

 

Categoria: Oral – Graduação
Aluno: Lucas Kling e Silva

Título do trabalho: CARACTERIZAÇÃO MAGNÉTICA PRÉ E PÓS DEFORMAÇÃO DOS AÇOS AISI A366, AISI S235 E AISI 304 ATRAVÉS DE TÉCNICA BITTER (FERROFLUIDO)

Orientação: Nadja Sonntag e Birgit Skrotzki

 

Categoria: Oral – Mestrado
Aluno: Ariella Vianna Fontes

Título do trabalho: Avaliação de defeitos em juntas adesivas "ponto e bolsa" por microtomografia por transmissão de raios X

Orientação: Prof.ª Gabriela Ribeiro Pereira

bottom of page