top of page

A V Semana Metalmat e Painel PEMM 2019

5 de julho de 2019

A Semana Metalmat completou meia década neste ano de 2019 e como não poderia ser diferente, tivemos uma semana recheada de atividades.

O nosso evento teve início às 9 horas da manhã de segunda-feira, dia 24 de junho, na sala F-220 e contou com a presença de diversos professores e alunos do departamento. A abertura oficial foi realizada pelo professor Marcelo Mansur, vice-coordenador do Departamento/Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, em seguida o Professor Rodrigo Carvalho, que também completou cinco anos à frente do evento, apresentou alguns números do evento e sua programação geral.

A palestra de abertura, proferida pelo engenheiro Felippe Souza, egresso do DMM e atualmente ocupa o caro de gerente comercial em projetos de tubulação da Tenaris, empresa parceira de longa data da Semana Metalmat. Em sua palestra Felippe apresentou o modelo de negócios da Tenaris bem como os desafios relacionados à utilização de dutos na indústria de óleo e gás.

Em seguida tivemos os primeiros trabalhos apresentados pelos alunos na sessão técnica 1 Em seguida, deu-se início à primeira Sessão Técnica, que contou com apresentações de cinco trabalhos. Às 13h iniciou-se o bate papo com a equipe de recursos humanos das empresas parceiras do evento: Tenaris representada pela Livia Petite, gerente de atração de talentos e desenvolvimento, Ternium Brasil, representada pela Nara Melo, gerente de recursos humanos e pela Natália Bayer HR business partner da Gerdau.

À tarde, a programação incluiu a apresentação de oito trabalhos orais na sessão técnica de número 2 e ao final do dia tivemos a primeira sessão de pôsteres, com participação de onze autores.

Na terça-feira, a programação iniciou-se às 8:15 com a sessão técnica 3 e sete apresentações de trabalhos. A programação da manhã ainda contou com a palestra sobre Segurança no Trabalho pelos engenheiros Sandro Pereira e Larissa Sales da Shell. S

A programação dia continuou com a primeira fase do Desafio Metalmat. A segunda sessão de pôsteres iniciou-se às 12h com apresentações de mais dez autores. À tarde, tivemos mais quatro apresentações de trabalhos e, encerrando a programação na sala-F222, a palestra do engenheiro Rodrigo Vitorino, engenheiro metalurgista formado em nosso departamento e atualmente parte quadro da Gerdau integrando o Projeto Inova Talentos. A terça-feira encerrou-se com mais onze trabalhos apresentados na sessão de pôster 3.

No terceiro e último dia de apresentações técnicas tivemos a apresentação de vinte e dois pôsteres divididos em duas sessões de pôster e mais 7 trabalhos na última sessão técnica. Pela manhã ocorreu a palestra da empresa Orca, intitulada Transformando desafios em oportunidades: extração e beneficiamento de areia por mineração submarina na Baía da Guanabara e contou coma participação de seu sócio administrador Alexandre Braga e a do professor Luís Marcelo Tavares. Em uma sessão paralela à sessão de pôsteres no intervalo para almoço, ocorreu o bate papo com quatro ex-alunos do departamento: Nathálisa Ferro (L’oreal), Luís Iglésias (Ambev), Thaís Pintoer (Gerdau) e Thiago Gonçalves (GE Baker e Hughes). À tarde, recebemos o geólogo Guilherme Estrella, ex-diretor da Petrobrás e também conhecido como “pai do pré-sal”. Sua palestra pode ser assistida na íntegra neste link.

Os seis mini-cursos oferecidos por profissionais das empresas parceiras do evento, Tenaris, Ternium, Gerdau, Votorantim Cimentos e, ESSS abriram programação de quinta-feira. A final do Desafio Metalmat, novamente com apoio da Ternium, teve como vencedor o aluno de engenharia de materiais Franz Acker Lobianco. Em seguida, a diretora de recursos humanos da Ternium, Ivani da Silveira, iniciou sua palestra sobre as oportunidades de carreira na empresa. Sua palestra contou também com a participação de três alunos formados no DMM e que hoje integram o quadro da Ternium: Felipe Barbosa, Tainá Germano e Rafael Furtado, os três relataram a importância da graduação em suas atuações profissionais.

Ao final do dia, a cerimônia de encerramento iniciou com uma bela homenagem feita pelo professor Luiz Henrique de Almeida à Profª Maria Cecília de Souza Nóbrega, relembrando momentos importantes da vida pessoal e profissional de nossa querida professora.​ Por fim, foram anunciados os autores dos melhores trabalhos e receptores das menções honrosas de acordo com as avaliações realizadas pelos mais de 30 avaliadores dentre docentes do PEMM e avaliadores externos. A lista dos vencedores pode ser vista aqui. Parabéns a todos.

 

Vejam abaixo alguns números do evento:

+230 público total (alunos, docentes, funcionários)

216 alunos inscritos

85 trabalhos apresentados

53 apresentações de pôster

32 apresentações orais

16 avaliadores externos

+10 imagens e videos submetidas ao concurso de imagens

7 empresas parceiras

6 palestras convidadas

5 mini-cursos

4 visitas-técnicas​

Não podemos deixar de agradecer às empresas apoiadoras do evento Ternium, Gerdau, Tenaris, Orca e ESSS, bem como ao CNPq pelos recursos fornecidos, sem os quais não conseguiríamos realizar um evento de alto nível como tem sido nos últimos anos. Não menos importante foi o apoio do corpo de voluntários, docentes e discentes e técnicos-administrativos e funcionários das empresas apoiadoras que contribuíram de alguma forma para a realização do nosso evento. Muito obrigado!

​Com a sensação de ter superado as expectativas, o comitê organizador já se prepara para a próxima edição. Até 2020!

bottom of page