top of page

Homenageado da VII Semana METALMAT e Painel PEMM 2021

23/09/2021

O evento deste ano tem como homenageado o Professor do PEMM, João Marcos Alcoforado Rebello. Professor da UFRJ desde a década de 1980, Prof. João Marcos possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1967), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970) e doutorado em Metalurgie Physique pela Université Libre de Bruxelles (1975). Entre os anos de 1975 e 1984 foi pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) atuando na área de pesquisa e desenvolvimento de materiais metálicos. Em uma segunda passagem pela Université Libre de Bruxelles, em 1992, trabalhou como pesquisador pós-doutor na área de Ensaios Não Destrutivos.

Foi Professor Titular do Departamento e Programa de Engenharia Metalúrgica de Materiais da UFRJ, coordenou o PEMM em uma ocasião e teve sua carreia científica voltada para a pesquisa em soldagem, mecânica da fratura e ensaios não destrutivos, área em que fundou o LaboEnd que deu origem posteriormente ao LNDC. Atualmente é Professor Colaborador do PEMM e pesquisador 1A do CNPQ. O professor é revisor de diversos periódicos internacionais de alto impacto, como o Journal of Applied Electromagnetics and Mechanics, Compel, International Journal of Corrosion, Journal of Magnetism and Magnetic Materials, Measurement, Soldagem e Inspeção e Materials Characterization.

Pesquisador de renome a nível nacional e internacional, atuou como diretor Técnico do Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear (IBQN), atua como membro permanente do comitê internacional do ENDE e teve seu trabalho reconhecido em diferentes ocasiões, recebendo em 1985 o prêmio ESAB/86 no Congresso Ibero Americano de Soldagem, em 1992 o prêmio de melhor trabalho apresentado no XVII Encontro Nacional de Tecnologia da Soldagem e em 2001 o prêmio The Ron Halmshaw Award 2001, no tema radiografia da Revista Insight, o qual foi concedido pelo The British Institute of Non Destructive Testing.

Aproveitem para conhecer e participar do nosso evento!

 

 

 

 

 

 

Comissão organizadora 
7ª Semana Metalmat e Painel PEMM 2021
Prof. João Marcos Alcoforado Rebello

Homenagem Instagram.png
bottom of page