top of page

Homenagem à Profª. Gloria

25/05/2023

Na 9ª edição da Semana METALMAT e Painel PEMM 2023 estaremos homenageando a nossa Profª. Colaboradora Gloria Dulce de Almeida!

 

Profª. Gloria ingressou na Escola Politécnica e na COPPE da UFRJ em 1990, possuindo graduação em Engenharia Metalúrgica (1976) pela UFRJ e mestrado (1982) e doutorado (1990) pela COPPE/UFRJ. 
 
Professora adjunta (1990-2006) e associada (2006-2013) do Departamento e Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFRJ, Gloria teve uma trajetória de sucesso atuando nas áreas de biomateriais metálicos e cerâmicos, recobrimentos bioativos, biomateriais nanoestruturados, caracterizacão de materiais e Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Lecionou, como Profª Assistente entre os anos de 1981 e 1990, diversas disciplinas nos cursos de graduação do DMM nos temas de biomateriais, ciência dos materiais e fundição. Como Profª. adjunta e associada, ministrou disciplinas de caracterização miscroestrutural, microscopia eletrônica e biomateriais no PEMM. Atuou ainda como Profª. visitante e colaboradora em diversas instituições de renome como a University of British Columbia, UNIGRANRIO, Sociedade Latino Americana de Biomateriais e Órgãos Artificiais, Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, Universidade Federal de Sergipe e Instituto Militar de Engenharia (IME).

Teve seus trabalhos de mestrado e doutorado cunhados na área de metalurgia física, embora boa parte da sua carreira tenha sido moldada na área de biomateriais. Ao longo de sua carreira no DMM/PEMM orientou 31 dissertações de mestrado, 22 teses de doutorado e publicou mais de 112 artigos em periódicos internacionais, dos quais conta com um total de 2868 citações na base Scopus. Recebeu diversos prêmios e reconhecimentos ao longo de sua carreira, dos quais se destaca o Prêmio Mérito Acadêmico COPPE concedido em 2009. 

Após a aposentadoria em 2013, passou à função de colaboradora no DMM/PEMM e no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ) que compõe a rede Bioengenharia do RJ juntamente com o PEMM/COPPE/UFRJ, CBPF, INMETRO, IME e UFF.

Comissão organizadora
9ª Semana Metalmat e Painel PEMM 2023
Profª. Gloria Dulce de Almeida Soares

bottom of page