top of page

Metalmaticos pelo mundo

18/11/2021

Na edição desse ano teremos mais uma vez a mesa redonda “Metalmaticos pelo mundo”. Contaremos com a presença ilustre das ex-alunas Hayla Miceli e Laura Kluft e do ex-aluno Pietro Giuseppe Cosentino. Será uma excelente oportunidade para o público em geral e para os alunos do Departamento e Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Federal University of Rio de Janeiro conhecerem um pouco mais sobre a trajetória, experiências e oportunidades internacionais na nossa área. 

--

Hayla Miceli 

Hayla Miceli é Engenheira Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Engenheira Metalúrgica e de Materiais pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), desenvolvendo em paralelo à sua pesquisa, projetos de simulação e otimização de circuitos além de implementação de usinas dedicadas à produção de areia de brita. No período de Julho/2013 a Julho/2014 foi bolsista de iniciação científica do CNPq no Laboratório de Tecnologia Mineral COPPE/UFRJ no estudo de quebra de leitos de partículas monodispersos. No período de Julho/2014 a Agosto/2015 foi intercambista pelo programa Ciência sem Fronteiras na The University of Queensland, Austrália. No período de Setembro/2014 a Fevereiro/2015 participou de estágio na empresa Metso PTI (Brisbane, Austrália) desenvolvendo um processo de flotação eco-eficiente de partículas grosseiras de magnetita. Atualmente é doutoranda no Julius Kruttschnitt Mineral Research Centre, na Austrália, um centro de pesquisa com mais de 50 anos de pesquisa aplicada à indústria na área de Processamento Mineral. Sua pesquisa é patrocionada por diversas mineradoras e tem como objetivo o estudo de opções de circuitos de cominuição visando a rejeição antecipada de minerais grosseiros de ganga. 

--

Laura Kluft

Laura ingressou na UFRJ em 2009 para o curso de Engenharia Ciclo Básico, ao final do qual optou pelo ciclo profissional na Engenharia de Materiais. Na Metalmat, fez IC no Laboratório de Biopolímeros com a prof. Rossana Thiré, que incluiu um estágio de 7 meses na Universidade de Freiburg (Alemanha). Ao final desse período, fez mais 1 mês de estágio na thyssenkrupp Steel Europe em Duisburg, por intermediação da prof. Giselle Mattos. De volta ao Brasil, dedicou-se à pesquisa em END no LNDC, onde fez IC e projeto final orientada pelos prof. Cesar Camerini e Gabriela Pereira. Ainda na graduação, foi trainee na Technip, de onde saiu em 2015 para um mestrado em logística na Alemanha com bolsa da thyssenkrupp Steel Europe. Concluído o mestrado, trabalhou em algumas empresas do grupo thyssenkrupp até se transferir em maio/2021 para a DB Schenker, onde gerencia projetos de TI voltados ao setor financeiro

--

Pietro Consentino

Engenheiro metalurgista, ex-aluno da Escola Politécnica da UFRJ, atualmente trabalho na área de pesquisa e desenvolvimento do setor siderúrgico da ArcelorMittal (IronMaking). O trabalho tem como foco a otimização do sistema de carregamento e a realização de testes industriais para otimizar o processo de redução. Formado em 2018, ex-membro do Caeng, da Atletica e da Cachorrada, cursei 12 meses do curriculo na faculdade de Duisburg e Essen (UniDuE), etapa fundamental na minha formação como engenheiro. Participou do primeiro programa de estágio na Ternium do Brasil em 2017, onde atuou na área de refino e produção de aço (MeltShop). Atuando em projetos envolvendo aprendizado de máquina e otimização de processos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comissão organizadora 
7ª Semana Metalmat e Painel PEMM 2021
Prof. João Marcos Alcoforado Rebello

Metalmaticos pelo mundo.png
bottom of page