Concurso de imagens científicas premia três autores
19 de outubro de 2016
Novidade neste ano, o 1º Concurso de Imagens Científicas da Semana Metalmat e Painel PEMM contou com 12 imagens submetidas.
Foram aceitas submissões de imagens geradas por técnicas microscópicas e macroscópicas e por simulação computacional. Um comitê formado por quatro representantes docentes e dois discentes selecionou as melhores imagens seguindo critérios como: Impacto visual da imagem: capacidade da imagem afetar e surpreender o espectador; Inovação: potencial que a imagem apresenta para criar novas perspectivas de uso na pesquisa científica; Qualidade estética: Avaliação orientada por critérios técnicos: composição, profundidade de campo, luz e sombra, granulação da imagem, perspectiva entre outros e Relevância para a pesquisa: como a imagem auxilia no desenvolvimento do trabalho do aluno.
O autor da imagem vencedora foi o aluno de doutorado Matheus Campolina Mendes, com a imagem intitulada: “Carbetos de nióbio com morfologia alveolar em matriz austenítica”. Matheus foi contemplado com o troféu manufaturado por impressão 3-D pela equipe do Laboratório de Biopolímeros do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.
Submissão de Matheus Mendes, 1º Lugar no Concurso de Imagens Científicas da Semana Metalmat e Painel PEMM.
Além do troféu de 1º lugar para a imagem do Matheus, duas submissões foram contempladas com Menção Honrosa. As submissões de Beatriz Rodrigues Canabarro, intitulada “O Emaranhado do Niobato” e de Lucas Kling e Silva, intitulada “Árvore de natal magnética – Domínio magnético em aço ferrítico após deformação plástica”.
O Emaranhado do Niobato
Árvore de natal magnética
Beatriz Rodrigues Canabarro
Lucas Kling e Silva