top of page

Fotos premiadas no 3º Concurso de Imagens Científicas

Durante o Painel PEMM de 2018 ocorreu a 3a. edição do Concurso de Imagens Científicas. O objetivo dessa premiação foi apresentar e estimular a produção científica dos alunos do Departamento, considerando não apenas a importância para as pesquisas produzidas, mas o valor artístico. Nesse ano 10 alunos concorreram com imagens de variadas técnicas e relacionadas às suas linhas de pesquisa, como simulação computacional, ensaios não destrutivos e microscopias confocais, magnética e eletrônica.

 

Um júri composto por professores do programa pré-selecionou quatro imagens finalistas. As mesmas foram expostas durante o evento e os participantes puderam votar na imagem preferida. Como previsto no regulamento, as duas imagens mais votadas foram premiadas.

Os vencedores foram:

Camila Barros - Estrela da Morte (Star Wars)

Descrição:  Esfera de alumina utilizada como contra-corpo em ensaio de tribocorrosão.

 

Técnica:   Microscopia eletrônica de Varredura (TESCAN)

Flavia Gallo - Samambaia na varanda

Descrição:  "Eu não falo com plantas, claro! No mínimo as observo, trato delas..." Observo até na microestrutura de uma liga de Al-Si, com região interdendrítica rica em Fe, evidente através do contraste de número atômico obtido por elétrons retroespalhados. Samambaias na varanda fazem meu dia mais feliz!"

 

Técnica: Microscopia eletrônica de varredura (MEV) em instrumento TESCAN VEGA3, utilizando detector de eletrons retroespalhados, com 20KV e WD de 9,7mm, com aumento de aprox. 300x.

Confira abaixo as imagens vencedoras e o resultado da votação pública. Clique na imagem para ampliar.

bottom of page