top of page
Diário do Painel PEMM 2016

21 de outubro de 2016

A 2ª Semana Metalmat e Painel PEMM 2016 foi oficialmente aberta pelo Prof. Rodrigo Carvalho, membro do comitê organizador às 9 horas do dia 3 de outubro de 2016. O evento teve início com a sala F-222 praticamente lotada durante a primeira palestra, ministrada pelo engenheiro da Gerdau, Luciano Ramos Marques. Luciano apresentou os desafios e tendências na engenharia metalúrgica e de materiais, em conjunto com a visão da Gerdau para os próximos anos. Em seguida, deu-se início à primeira Sessão Técnica, que contou com apresentações de cinco trabalhos. A sessão de pôsteres 1 ocorreu durante o coffee-break na Sala F-227, com a apresentação de 20 pôsteres. Em seguida, ocorreram as apresentações orais das Sessões Técnicas 2 e 3, totalizando 11 trabalhos. Especialmente neste dia tivemos ainda a realização de um bate-papo com as profissionais do RH da Gerdau que ofereceram aos alunos inscritos no evento, um bate-papo em uma sessão paralela à exibição de pôsteres, para discutir as oportunidades de atuação na empresa.

Na terça-feira, a programação teve início com a palestra oferecida pela empresa ESSS. A palestra foi aberta pela Eng. Clarissa Bergman Fonte, que apresentou uma breve descrição da atuação da ESSS nos diversos ramos de engenharia e foi sucedida pelo Eng. Maurício Rangel Pacheco que abordou diversas aplicações de análise estrutural a problemas de engenharia utilizando o software Ansys. Após a palestra iniciou-se a Sessão Técnica 4, com apresentações de 6 trabalhos. Neste dia, a sessão de pôsteres contou com a apresentação de 22 trabalhos.

A programação da tarde incluiu a realização simultânea dos cinco mini-cursos após a sessão de pôsteres e contou com a participação total de 88 alunos. Os temas dos cursos foram:  Refino Secundário, Engenharia de Soldagem, Tecnologia e Operação de Fornos Elétricos a Arco, Análise Metalúrgica de Falhas e Introdução ao método de elementos discretos utilizando o Rocky-DEM.

Na quarta-feira, último dia de palestras e sessões técnicas, a programação foi iniciada com a palestra do engenheiro da Tenaris, Rodrigo Galves de Lucca. Rodrigo abordou os avanços na tecnologia de fabricação de tubos e produtos tubulares. Sua palestra foi sucedida da Sessão Técnica 5, que contou com a apresentação de mais sete trabalhos.

A programação da tarde, incluiu a apresentação de mais vinte trabalhos na sessão de pôsteres e três apresentações orais na Sessão Técnica 6. Para encerrar o evento, o engenheiro Raphael Costa do SENAI/CETIQT, apresentou a palestra intitulada “Materiais têxteis para o setor esportivo”.

Às 15:50 deu-se início a cerimônia de encerramento conduzida pelo Prof. Rodrigo Carvalho, que em nome do comitê organizador, agradeceu a participação massiva dos alunos do departamento, que contribuíram com trabalhos de excelente qualidade e ótimas apresentações orais e de pôster e também com sua presença.

O professor ressaltou a importância da participação docente que incentivaram seus alunos, auxiliaram na tarefa de revisão e avaliação dos trabalhos. Também foram lembrados a ajuda importante dos funcionários administrativos e do suporte de TI do DMM/PEMM. Por fim, todos os membros do comitê organizador discente foram chamados para receber uma salva de palmas especial, pois sem sua ajuda, esforço e dedicação, a realização do evento seria impossível. Os alunos Nathan Riany e Larissa Chiesa receberam simbolicamente das mãos do Prof. Rodrigo e Profª Rafaella, um presente em nome de todos os membros do comitê discente.

Após os agradecimentos, iniciou-se a cerimônia de premiação com a apresentação dos vencedores do 1º Concurso de Imagens Cientificas, no qual o prêmio de primeiro lugar foi dado ao Matheus Campolina Mendes. O relato completo do concurso pode ser lido aqui. Em seguida foram apresentados os vencedores dos prêmios de melhores trabalhos. A lista completa com os premiados pode ser lida aqui.

Nos dias 6, 7 e 13 de outubro, foram realizadas as visitas técnicas às empresas GERDAU-Cosigua, ThyssenKrupp-CSA, Vale - Terminal de Itaguaí, Instituto de Pesquisas da Marinha – IPQm e Indústrias Nucleares do Brasil.

Com a sensação de ter superado as expectativas, o comitê organizador já se prepara para a próxima edição. Até 2017!

bottom of page